Pagando pela Vila Sonhos Reais- Espaços Públicos

Public SpacesEspaços Públicos

Escola
Um bom montante de dinheiro originário do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é destinado às escolas para aplicação em recursos fundamentais a fim de que as crianças e os jovens possam receber uma boa educação.

Biblioteca/Centro de informação
Parte do dinheiro do imposto é gasta em prédios de bibliotecas e em seus recursos. Por exemplo: o dinheiro do imposto municipal ajuda a pagar bibliotecas móveis para as pessoas que têm dificuldade em chegar a uma biblioteca local.

Centro de trabalho e emprego
Parte do Imposto de Renda retirada dos salários dos cidadãos brasileiros pelo governo central por meio da Receita Federal é destinada ao seguro-desemprego, um subsídio que ajuda financeiramente, pelo período de ao menos três meses, as pessoas que estão desempregadas.

Centro comunitário
O IPTU é recolhido anualmente e pode ser pago de uma única vez ou parcelado. Outra finalidade do imposto é cuidar da parte social promovida pelos centros comunitários, nos diferentes bairros, com uma série de atividades, como arte e esporte, para pessoas de todas as idades. O presidente do Centro Comunitário é eleito pelos seus pares e administra a instituição por tempo determinado.

Parque
Parte do IPTU também é usada para manter os parques, de modo que as pessoas possam desfrutar de um passeio em sua comunidade.

Estação ferroviária
O governo estadual é dono da estação e das linhas ferroviárias estaduais e contribui com os governos locais para mantê-los em condições de funcionamento, por meio da arrecadação de outros impostos. Pode haver parcerias público-privadas. A manutenção dessas estações também é subsidiada pelo IPTU.

Campinho de futebol: "Sonhão" – o Xodó da Vila
"Sonhão", o xodó da vila, é o local onde os moradores da Vila Sonhos Reais praticam a atividade esportiva preferida do povo brasileiro, tanto de homens quanto de mulheres. De meninos e meninas. É futebol jogado de forma amadora, chamado "futebol de várzea", uma gíria para designar algo informal, sem muita estrutura ou apoio, seja em relação aos profissionais ou ao campo. O "futebol de várzea" é aquele praticado nos campos de bairros, vilas e favelas. Os jogadores praticamente pagam para jogar e participar dos campeonatos, uma vez que os times não possuem patrocinador. Eles têm o esporte apenas como diversão porque possuem trabalho fixo e fazem futebol sem nenhuma pretensão de se tornarem profissionais. Divertir-se é o lema! Esses campinhos são construídos em áreas reservadas e mantidos pelo poder público local, municipal, que custeia iluminação e limpeza com parte do dinheiro do IPTU.

Praça
A Praça da Vila Sonhos Reais é um lugar tranquilo, harmonioso, e tem clima muito agradável em virtude da vegetação bem cuidada. É aconchegante, onde os moradores comparecem para o lazer necessário de que suas famílias precisam e merecem e é o lugar preferido das crianças nos finais de semana. A banda que toca no coreto da praça é a principal atração; a fonte jorra águas que dançam; o pipoqueiro passeia com seu carrinho de pipocas perfumadas e de sabores variados; o vendedor de bolas e bexigas com cores vibrantes atrai a criançada que corre de um lado para outro. Uma festa! É bem localizada e sua iluminação e manutenção são custeadas pelo poder público com o dinheiro dos impostos. Morar próximo à Praça da Vila é privilégio para poucos, que têm o seu imóvel em crescente valorização, principalmente pela tranquilidade que todos procuram com toda a comodidade e infraestrutura de que precisam.

Cemitério
Uma parcela do IPTU é usada para empregar pessoas e a outra parte para cuidar do cemitério, mantendo-o com os devidos cuidados, limpo e seguro. Os contribuintes que pagam o IPTU podem também comprar e ter o seu espaço particular no cemitério, pagando por ele. Este espaço é gratuito apenas para pessoa indigente.