Sobre o Site - VALORES, DINHEIRO & EU

  Bem-vindo ao Valores, Dinheiro & Eu

     Explorando o que o dinheiro pode e não pode comprar
O site Valores, Dinheiro & Eu oferece atividades relacionadas ao tema dinheiro e sua administração, para crianças de 6 a 12 anos. Suas atividades podem ser desenvolvidas em casa, com acompanhamento dos pais ou em sala de aula, conduzidas pelo professor.

Ambientado na Vila Sonhos Reais, o site traz personagens cujas vidas e comportamentos são explorados em histórias e atividades lúdicas. Nelas, são reveladas suas experiências com relação ao dinheiro: como se sentem e como reagem em cada situação?
Dessa forma, o tema é abordado dentro de um contexto de valores pessoais e éticos. As crianças começarão a analisar os embates emocionais e morais, por vezes complexos, que todos os indivíduos enfrentam quando lidam com dinheiro.

As crianças vivem em um mundo onde seus desejos e valores são influenciados por vários fatores: a família, os colegas, a mídia e as leis. A partir desse cenário, o site Valores, Dinheiro & Eu cria um caminho de aprendizagem por meio de uma série de tarefas, planos e dilemas enfrentados pelos personagens que vivem na Vila Sonhos Reais. Ao acompanhar o dia a dia deles e de suas famílias, bem como as situações em que se encontram, as crianças serão capazes de entender o mundo adulto do dinheiro e como ele pode afetá-las. O site explora diferentes formas de como as crianças podem assumir mais responsabilidade por seu próprio dinheiro, tornando-se capazes de ponderar os valores morais e éticos apresentados diante desse importante tema.

O site Valores, Dinheiro & Eu também aborda tudo aquilo que o dinheiro não pode comprar, ou seja, amor, amizade e felicidade. Ao compreender o significado de “capital social” e o valor de sua participação e interação com as outras pessoas, as crianças serão capazes de enxergar o dinheiro de outra maneira e em um contexto que colabore para a sua formação como bons cidadãos, bons amigos e bons integrantes de uma família.
O site Há atividades que as crianças poderão acessar on line, no site, e outras atividades práticas que fazem um aprofundamento dos temas trabalhados. A ideia é que as crianças tenham um acompanhamento dos adultos, seja em casa ou na escola, durante a realização de todas as atividades (on line ou off line).

Atenção: as histórias e calculadoras interativas são oferecidas no site para incentivar o acesso, mas fique ciente de que elas fazem parte da unidade como um todo, não são atividades independentes. Esses recursos são projetados como um ponto de partida e uma atividade compartilhada para envolver e motivar as crianças e atuar como um trampolim para as lições. Para garantir que as crianças possam tirar o melhor proveito desse material, é aconselhável que se faça o download e se planeje toda a unidade antes do início das atividades, tomando cuidado e separando tempo para observar como os elementos se encaixam.