Visão Geral da Unidade - Valores, Dinheiro & Eu.

O Dia do Pagamento - Ensino Fundamental I & - Nível 2 (4ºs e 5ºs Anos)

Introdução à Unidade.

Esta unidade gira em torno do contracheque de Gabriela Borges. As crianças explorarão como as deduções advindas do imposto de renda são efetuadas dos salários, e aprenderão sobre a finalidade das tributações, tendo em vista os serviços públicos e os cidadãos.

Base de Referência e Avaliação.

O quiz deve funcionar como referência para a unidade. O propósito é identificar lacunas no conhecimento e compreensão das crianças e definir uma agenda do processo de aprendizagem. Anote as pontuações atingidas pelas crianças na súmula situada na área de professores. Repita o teste como um acompanhamento da unidade. Registre a pontuação das crianças na súmula a fim de avaliar sua evolução ao longo da unidade.
Lesson Plans

Lição 1: Pagando pela Vila Sonhos Reais (.pdf 99KB)
Utilizando o contracheque e a folha de dados, os alunos exploram os termos usados e o que eles significam. Eles percorrem o mapa da Vila Sonhos Reais para descobrir como os serviços são pagos, focando nas deduções efetuadas no contracheque e considerando os impostos municipais e nacionais que permitem investimentos públicos em prol da comunidade.

Lição 2: Pagando juntos (.pdf 163KB)
Extending from lesson 1, children manage a community fund and allocate it to the services in Pride Place, exploring budgets and priorities.

Lição 3: Como posso ajudar (.pdf 142KB)
As crianças descobrirão suas responsabilidades pessoais dentro de uma comunidade e como usar seus recursos. Elas verão de que forma podem fazer a diferença ao economizar dinheiro para si mesmas e para a comunidade de maneira proativa, por exemplo, cedendo seu tempo e cultivando hábitos em prol da comunidade.


Homework

Trabalhando juntos: atividades para explorar em casa
Sugerimos que as crianças revisitem a página “Pagando pela Vila”, cliquem e façam as atividades com seus pais ou cuidadores, para que possam explorar as informações fornecidas.

  • Pense em como as crianças podem ser capazes de se envolver em ações voluntárias na comunidade com a família (ou tomar alguma decisão em favor da comunidade, que seja independente, simples e segura, por exemplo, limpar o lixo em sua rua).
  • Os pais ou cuidadores ajudam na pesquisa com o levantamento das questões importantes para a comunidade.
  • Visite a atividade da aba Trabalhando juntos: “Dinheiro adulto”.

Relações com os itens curriculares - Valores, Dinheiro & Eu.
O Dia do Pagamento - Ensino Fundamental I - Nível 02 (4ºs e 5ºs Anos).

Relações com a “Educação para a Saúde, para a Sociedade, para o Indivíduo e para a Cidadania”

Os alunos devem aprender:

  • 1a. a falar e escrever sobre suas opiniões e explicar seus pontos de vista sobre assuntos que afetem a eles e à sociedade;
  • 1b. a reconhecer seu valor como indivíduos, identificando pontos positivos em relação a eles mesmos e às suas conquistas, vendo seus erros, reparando-os e traçando metas pessoais;
  • 1e. sobre a variedade de empregos das pessoas que eles conhecem e entender como podem desenvolver habilidades para fazer suas próprias contribuições no futuro;
  • 2a. a pesquisar, discutir e debater assuntos importantes, problemas e acontecimentos;
  • 2c. a descobrir as consequências do comportamento antissocial e agressivo, como intimidação e racismo, contra indivíduos e comunidades;
  • 2d. que há diferentes tipos de responsabilidades, direitos e deveres em casa, na escola e na comunidade e que, às vezes, esses tipos de responsabilidades entram em conflito uns com os outros;
  • 2e. a refletir sobre questões culturais, sociais, morais e espirituais, usando a imaginação para entender as experiências de outras pessoas;
  • 2j. que recursos podem ser distribuídos de diferentes maneiras e que essas escolhas econômicas afetam indivíduos, comunidades e a sustentabilidade do meio ambiente;
  • 4g. onde indivíduos, familiares e grupos podem conseguir ajuda e suporte.
Relações com os “Aspectos Emocionais e Sociais da Aprendizagem”

  • 39 . Consigo trabalhar bem em grupo, cooperando com os outros para alcançarmos um resultado conjunto.
Relações com a “Competência Financeira por meio da Educação Financeira Pessoal”

  • FU2. Entender que o dinheiro não é a única forma de pagamento de bens e serviços.
  • FU4. Entender como obter o dinheiro de trabalho sob a forma de salário.
  • FU5. Começar a entender que podem ganhar dinheiro, quando não há trabalho ou trabalho suficiente (pagamento de benefícios) e entender como isso é possível e feito.
  • FC2. Entender a importância de manter registros financeiros.
  • FC3. Conhecer alguns registros financeiros oficiais, tais como extratos bancários ou livros de sociedades da área de construção.
  • FU6. Entender que precisarão de dinheiro na aposentadoria (pensão) e como isso é feito.
  • FU7. Reconhecer compromissos financeiros domésticos e regulares.
  • FU8. Começar a entender por que o dinheiro, como as contribuições fiscais ou de pensão, é deduzido do salário.
  • FR1. Decidir como gastar o dinheiro.
  • FR7. Entender que há uma dimensão ética para decisões financeiras.