Trabalhando Juntos - Pratique uma ação solidária
Getting Involved

Pratique uma ação solidária

Engajando...

Ser solidário não significa apenas que você deve doar dinheiro ou ajudar alguma instituição. A solidariedade pode estar presente em diversas ações do nosso cotidiano. Se você acredita que pode fazer ainda mais para ajudar o nosso planeta e as pessoas que vivem nele, está na hora de começar a praticar pequenas ações e melhorar o ambiente que está a sua volta. Em vários momentos do nosso dia podemos praticar a solidariedade. Quer descobrir como? Então siga algumas dicas e comece ainda hoje! Dentro da sua própria casa é possível exercer a solidariedade. Você pode colaborar ainda mais com as tarefas diárias, manter a organização de suas coisas e sugerir programas para todos fazerem juntos. Dessa forma, você contribui para a melhoria do clima da casa e está sendo solidário com todos a sua volta. Durante os estudos, você pode ajudar algum colega que esteja com dificuldade em algo que você já saiba, pode ajudar na entrega de materiais e até incluir algum colega no grupo para tornar as pessoas mais amigas. Quando estiver pela rua e ver alguém precisando de algum auxílio como na localização ou com dificuldade de atravessar a rua, você pode se prontificar para ajudar essas pessoas e ser solidário com elas e com a dificuldade que elas estão enfrentando. O lixo que produzimos é um grande inimigo do Planeta Terra e você pode ser solidário com o nosso planeta sendo mais cuidadoso com o lixo. É possível que você faça a separação dos orgânicos (restos de comida, papeis muito sujos, entre outros) dos recicláveis (papel, metal, plástico, vidro). Procure uma cooperativa e dê um caminho para esse lixo que tanto nos atrapalha. Sem contar que lugar de lixo é no lixo, não é mesmo? Nunca jogue nada na rua e não deixe os outros jogarem também. Essas foram apenas algumas maneiras para que você pratique uma ação solidária com as pessoas que estão mais perto de você e contribuir para a melhoria do ambiente em que vive.

Também é possível ir mais além e buscar alguma instituição em que você possa ser voluntário e executar algum trabalho.

Por que se tornar um voluntário?

Ser voluntário é uma bela maneira de:

  • Conhecer novas pessoas.
  • Desenvolver novas habilidades.
  • Construir sua confiança.
  • Saber que você pode fazer a diferença.
  • Ganhar treinamento e conhecimento que podem ser úteis para algum trabalho no futuro.
  • Ter prazer e se divertir.

Lembrando que para ser voluntário e solidário não é necessário que ocorra a doação de dinheiro ou de coisas pessoais. A solidariedade pode ser exercida com gestos positivos que contribuam para a melhoria do ambiente e da sociedade como um todo. O tempo que você oferece pode realmente fazer a diferença para a vida de algumas pessoas mais necessitadas e, com certeza, trará também uma bela sensação de bem estar

Existem muitas opções para quem quer se tornar um voluntário. Se você está preocupado que a instituição de caridade pode não ser o que ela diz ser, você pode acompanhar no website da Receita Federal para ver se ela está devidamente registrada, digitando o CNPJ da instituição.