Reliance Industries Ltd., controlada pelo magnata mais rico da Ásia, Mukesh Ambani, está perto de fechar um acordo em dinheiro e ações para comprar as operações da Walt Disney Co. na Índia, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.

A gigante do entretenimento dos EUA pode vender o controle acionário do negócio Disney Star, que está avaliada em cerca de US$ 10 bilhões, disseram as pessoas, que pediram anonimato porque as discussões são privadas. A Reliance avalia a operação em algo entre US$ 7 bilhões e US$ 8 bilhões, disseram algumas pessoas.

A aquisição poderá ser anunciada já no próximo mês, com a fusão de algumas unidades de mídia da Reliance pela Disney Star, disseram as pessoas, sem fornecer mais detalhes.

Segundo a proposta, a Disney provavelmente manteria uma participação minoritária na empresa indiana após a conclusão de qualquer transação de troca de dinheiro e ações, disseram as pessoas. Nenhuma decisão foi tomada sobre o acordo, e a Disney pode decidir manter os ativos por mais algum tempo, acrescentaram.

Um representante da Disney na Índia não respondeu a um pedido de comentário e um porta-voz da Reliance se recusou a comentar.

As negociações ilustram o avanço de Ambani na indústria de entretenimento da Índia, depois que ele adquiriu os direitos de streaming da Premier League indiana por US$ 2,7 bilhões em 2022. A plataforma JioCinema do bilionário optou então por transmitir gratuitamente o popular torneio doméstico de críquete no início deste ano.

A Reliance então obteve outra vitória ao firmar um pacto plurianual para transmitir os programas da HBO, da Warner Bros Discovery Inc., na Índia, conteúdo que anteriormente era da Disney.

Mesmo em meio à luta contra a queda no número de assinantes, a Disney Star vem fazendo investimentos. A empresa tem ponderado outras opções para o negócio, incluindo uma venda definitiva ou a criação de uma joint venture, informou a Bloomberg News em julho.

Ainda assim, a plataforma de streaming da Disney na Índia conseguiu atrair um recorde de 43 milhões de espectadores no domingo para a partida masculina da Copa do Mundo de Críquete de 2023 entre Índia e Nova Zelândia, disse a empresa em um comunicado. Isso foi superior aos 35 milhões de visualizações que o tão aguardado jogo Índia-Paquistão atraiu no início deste mês.

Leave A Reply